Cirurgias

Nosso Centro Cirúrgico é dividido em Alta Complexidade, com cinco salas bem equipadas, e ambulatorial, que permite ampliar a agenda cirúrgica e disponibilidade de mais leitos. O Serviço conta com equipe multidisciplinar qualificada, farmácia satélite e protocolo de Cirurgia Segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.

O Centro Cirúrgico Ambulatorial possui três salas cirúrgicas que dispõem de equipamentos que proporcionam imagens em alta definição e a realização de procedimentos com grande precisão e bom campo visual, como a microcâmera Tricam de três chips, fonte de luz Xenon 300, insulflador digital de 20 litros, monitor profissional de 20 polegadas e gravador de DVD.

As salas têm indicação para procedimentos invasivos como laparoscopia ginecológica, colonoscopia, para cirurgias plásticas, dermatológicas, ortopédicas, urológicas, entre outras, e para algumas intervenções oftalmológicas e otorrinolaringológicas.

Dispomos, também, de 10 leitos Day Clinic destinados à recuperação de pacientes submetidos a procedimentos de pequeno e médio porte, com internações de até 12h, garantindo conforto e segurança para os pacientes.

Cirurgia bariátrica

Nosso serviço de cirurgia bariátrica é responsável pelo tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal. Nossa equipe multidisciplinar está totalmente preparada para oferecer o melhor atendimento, do pré ao pós-operatório.

Quem pode fazer?

Conforme os preceitos médicos, a indicação cirúrgica deve ser decidida sob a análise de três critérios: IMC, idade e tempo da doença.

Em relação ao índice de massa corpórea (IMC):

  • IMC acima de 40 kg/m², independentemente da presença de comorbidades.
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.
  • IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista.

Em relação à idade:

  • Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e
    estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
  • Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
  • Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
  • Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

Em relação ao tempo da doença:

  • Apresentar IMC e comorbidades em faixa de risco há pelo menos dois anos e ter realizado tratamentos convencionais prévios. Além disso, ter tido insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.

Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer (os traumas severos), até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.

A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.

Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Cirurgia Geral

Em nosso serviço de Cirurgia Geral são realizados três tipos de procedimentos: Cirurgia Abdominal (compreende os órgãos do diafragma até a pélvis), Cirurgia Videolaparoscópica (minimamente invasiva, permite uma recuperação mais rápida) e Cirurgia do Trauma (para pacientes que apresentam algum tipo de lesão corporal, causada por queda, colisão ou ferimentos por armas brancas ou de fogo).

A especialidade conta com cirurgiões altamente capacitados e com suporte de Centro Cirúrgico moderno, com farmácia satélite e protocolo de cirurgia segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor através de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor.

O câncer em sua fase inicial pode ser controlado, ou mesmo curado, através do tratamento cirúrgico, atualmente considerado um dos tripés para o tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia. Vale ressaltar que a abordagem múltipla do tratamento, associando diversas modalidades terapêuticas, costuma gerar melhores resultados em termos de cura, sobrevida e qualidade de vida.

O ato cirúrgico pode ter finalidade curativa, sobretudo quando há detecção precoce do tumor e é possível sua retirada total; ou finalidade paliativa, quando o objetivo é de reduzir a quantidade de células tumorais ou de controlar sintomas que comprometam a qualidade da sobrevivência do paciente. Alguns exemplos de tratamentos paliativos são: a descompressão de estruturas vitais, o controle de hemorragias e perfurações, o desvio de trânsitos aéreo, digestivo e urinário, o controle da dor e a retirada de uma lesão de difícil convivência.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

Cirurgia Plástica

Nosso serviço de cirurgia plástica realiza dois tipos de procedimento: reparador e estético. A cirurgia plástica reparadora tem a finalidade de corrigir defeitos congênitos ou adquiridos e lesões deformantes, como sequelas deixadas em portadores de câncer, pacientes queimados ou acidentados e em ex-obesos que fizeram cirurgia bariátrica. Já a cirurgia plástica estética tem o propósito de melhorar a aparência do paciente. Alguns exemplos são: alteração da forma e tamanho do nariz, orelhas e mamas.

A especialidade possui corpo clínico altamente capacitado e conta com apoio de Centro Cirúrgico moderno, com farmácia satélite e protocolo de cirurgia segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.

Cirurgia Torácica

Nosso serviço de Cirurgia Torácica realiza intervenções na região do tórax e relacionadas ao sistema respiratório, atuando em quatro principais áreas topográficas: pulmões, pleuras, mediastino e parede torácica.

Essa especialidade possui uma grande demanda em relação a quantidade de problemas tratados, indo desde fraturas, até câncer de pulmão e transplante. Por isso, é comum que sua atuação se dê em conjunto com diversos especialistas, como infectologista, pneumologista, cardiologista e oncologista.

Contamos com experientes cirurgiões, capacitados para realizarem com excelência, desde grandes operações, até procedimentos minimamente invasivos e com apoio de Centro Cirúrgico moderno, com farmácia satélite e protocolo de cirurgia segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.

Cirurgia Vascular

Nosso serviço de Cirurgia Vascular é responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças que acometem as artérias, veias e vasos linfáticos, como aneurisma, varizes e trombose. A especialidade também pode atuar em conjunto com oncologistas e nefrologistas, quando o paciente necessita passar por tratamento de quimioterapia ou hemodiálise, por exemplo. A maior parte dos procedimentos são realizados através de técnicas minimamente invasivas, mas dependendo do caso, as cirurgias convencionais podem ser indicadas.

A Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade da Cirurgia Vascular e atua no tratamento de doenças circulatórias, utilizando cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por monitores.
A especialidade possui corpo clínico altamente capacitado e conta com apoio de Centro Cirúrgico moderno, com farmácia satélite e protocolo de cirurgia segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.

Neurocirurgia

Nosso serviço de Neurocirurgia se ocupa do tratamento de doenças e lesões do cérebro, medula e nervos. A especialidade possui equipe médica altamente gabaritada, que atende tanto na emergência 24 horas, como com horário marcado para consultas e cirurgias agendadas.

Entre as áreas de atividade estão a Neurocirurgia Geral (hidrocefalia, tumores, cistos), Cirurgia de Coluna (traumas, doenças degenerativas e congênitas), Neurovascular (aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas cerebrais e raquidianas, derrames), Neuro-oncologia, Neurocirurgia Funcional (epilepsia e dores crônicas da coluna, da cabeça e secundárias a câncer, depressão e síndromes demenciais e extrapiramidais) e Nervos Periféricos (síndrome do túnel do carpo, traumatismos, plexopatia braquial, cervical, lombar e sacral, síndrome do desfiladeiro torácico).

A especialidade possui corpo clínico altamente capacitado e conta com apoio de Centro Cirúrgico moderno, com farmácia satélite e protocolo de cirurgia segura que oferecem conforto e segurança aos pacientes.